09 junho 2011

Reinventar-se

Não quero adivinhar o mundo.
Antes, quero sair a fazer novas trilhas, quero criar novos caminhos, deixar que a vida se revele diante de mim.
Quero que perante meus olhos, cada amanhecer seja não apenas uma promessa de dias melhores, mas a confiança plena de que cada dia que nasce traz em si uma nova oportunidade.
Sem regras. Sem modelos. Sem pré-conceitos.
Uma nova filosofia de vida.
Viver um dia de cada vez.
Simples como deve ser.

Nada de antever situações, possibilidades. Tudo a seu tempo, tudo da forma que tiver de ser.
Nada de querer o certo, o exato. Nada de querer garantias. Garantias não são reais. São a ilusão de que as coisas estão sob nosso controle.
Mas adverto: Quase nada está.

Quero que a vida simplesmente siga seu curso e leve consigo o que tiver de levar, como um rio a arrastar com sua correnteza, folhas, galhos e outras coisas mais.
Quero que a vida me surpreenda, com todo o encanto de que for capaz e com toda alegria que eu merecer.
Quero que ela me brinde em versos com as canções que ainda hei de ouvir.
Quero que a vida, em todo o seu mistério e em toda a sua plenitude, assuma em suas inusitadas faces as mais belas que eu nem tento vislumbrar.
Porque mais que tudo, desejo o presente.
Desejo ser e estar, aqui e agora, onde quer que eu vá.
Desejo o encantamento das horas que passam, o dia-a-dia a luzir por entre meus olhos.
Desejo ser quem sou e estar onde estou – em tudo!
Porque tudo sempre é como é, e as coisas sempre estão onde devem estar.
Que o passar das horas e dos dias não me traga ansiedade ou euforia, apenas a certeza de que cada momento existe simplesmente para ser o que é.
E que eu viva o hoje, o agora, o momento que se apresenta. Apenas esse me cabe.
Nada de expectativas, nem planos.
Tão imprecisa é a vida. Tão imprevisíveis as horas.
Nesse mar desconhecido, mergulho e me encontro.
O amanhã não me pertence e nada sei sobre o que há de vir.
Ainda assim todos os dias serão meus, porque tenho um mundo novo diante de mim.
E assim será, para sempre.


(Adaptado por Evandro Lopes, fonte: Desconheço)

Nenhum comentário: