08 julho 2009

Bullying

Bullying

O “Bullying” é um distúrbio que tem crescido na mesma proporção em que é escondido ou negado e varrido pra debaixo do tapete, o desprezo pelo assunto. Quem nunca sofreu brincadeiras de mau gosto de seus colegas de aula e foi chamado por apelidos não tão elegantes em algum momento na escola? Eu fui. Acho que muitos de nós fomos.

Um menino que é um pouco mais delicado e já é chamado de “bicha” pelos colegas; Uma menina um pouco mais tímida, já é tratada como “a estranha”; Um garoto um pouco atrapalhado é o pateta, sem contar todas as questões raciais e religiosas que de certa forma são também alvo de Bullying.

Vejo que isso sempre existiu e sempre existirá. A questão mais importante é de que forma isso é detectado e tratado pelos envolvidos, as crianças que sofrem e praticam e as escolas por ser o ambiente onde isso acontece. O mínimo que a escola deve fazer é abrir o problema aos professores e pais e, assim, buscar prevenir novos casos. Uma escola deve cumprir seu papel de educar, inclusive em casos difíceis como este!

É de bem para todos que haja uma conscientização por parte de quem educa, quem ministra a educação e principalmente pelos pais. Bullying é uma situação desconcertante. Há solução?

Nenhum comentário: