05 novembro 2008

Tecnologia e o mundo

Bom dia pessoal!


Hoje pretendo postar aqui alguns dos pensamento que estão na minha cabeça desde quando me lembro de ser gente. Talvez sejam pensamentos um pouco confusos, mas vou tentar melhorá-los com o tempo.
A tecnologia tem avançado tão rapidamente nos últimos tempos, hoje em dia se fala em um futuro incomparável com os dias de hoje, e eu certamente concordo com isso. Se o nível de inovação continuar do modo que está, certamente teremos um futuro onde nós nem sequer sonhamos hoje.
Entretanto, existem fatos que não vejo respostas coerentes, por que tudo isso veio só agora?
Por que esse avanço tecnológico só teve um ápice tão grande nos dias de hoje?
Por que agora e não há anos atrás?
É aí que começa meu pensamento analista e crítico.


Será que os grandes Gênios de séculos passados eram menos inteligentes que os de hoje?
E será que hoje existem gênios comparando-os com os de antes?


Antigamente construiam pontes que ainda estão em perfeito estado, hoje constroem pontes que duram no máximo cem anos. Imagino esses gênios milenares com toda a tecnologia que usufruímos hoje, embora muito dessa tecnologia seja proveniente deles, fica confuso acreditar que as pessoas de hoje possam criar tudo aquilo que seres iguais a nós criaram há tempos atrás.


E então eu lhes pergunto, o que mudou de séculos atrás para os dias de hoje?


A resposta, ao meu ver, é a energia!
Hoje temos um mundo onde as pessoas vivem em cima disso, vivem criando e descobrindo métodos para se obter energia e poder avançar com a tecnologia, com isso podemos até dizer que Energia é igual a Tecnologia, é uma forma de pensar pouco pertinente, porém se analisarmos melhor vamos perceber que é realmente como acontece. Os cientistas vivem criando estereótipos de um futuro melhor, buscam sempre o melhor método para automatizar coisas que são de nossa cultura e de nosso dia-a-dia, mas enquanto projetam tudo isso, percebam quanta energia é usada para criar um simples produto com tecnologia de ponta. Enquanto a sociedade avança de acordo com a tecnologia - sim, a sociedade avança simétricamente com a tecnologia -, deixamos passar despercebido que vivemos alienados em um mundo onde o foco é obter fontes para se produzir mais e mais.
E agora crio um conceito que, no meu ponto de vista, melhor se adapta com o atual status do homem:
"Imaginar uma sociedade onde o homem não seja escravo da tecnologia, é imaginar uma sociedade onde o homem não é homem!"

3 comentários:

Dєh disse...

Muito Bom!
as pessoas vão parar pra pensar...
e se a gente tivesse vivido naquela epoca em que nada disso havia, viveriamos bem?!
a gente viveria bem igual, pois a gente nem imaginaria tudo isso. E como dizem um futuro bem³³ mais tecnológico, as pessoas que irão viver nessa época, também não irão entender como a gente vive bem hoje :D

foi isso ki eu retirei do texto ;D óbvio que eu que elaborei... mas é isso neh! as pessoas se apegaam a tecnologia e depois já não se imaginam vivendo sem ela :P

Unknown disse...

Hm, tudo muito relativo..
A tecnologia tem sido algo de grande importância pra todos, algo que hoje é fundamental. Mas, o ser humano que se diz tão evoluido, vem sendo manipulado por essa, sendo enganado pela maldita mídia e perdendo seu contato com o "mundo real".
Pensando bem, gênios de séculos passados não tinham toda essa regalia e conseguiram ficar marcados na nossa evolução. Por que hoje esses gênios estão ocultos?
Enfim, acho que ao invés de evoluirmos, estamos regredindo, pois a nossa dependência de coisas supérfulas é cada vez maior ;)

Unknown disse...

Bom! como o colega ai de cima já disse as pessoas estão sendo cada vez mais manipuladas pela mídia, de forma, que datas tão especiais como aniversários, natais e outros... estão se tornando meros motivos de disputa para ver quem irá dar o presente mais caro. Sendo que o principal motivo para tais datas seria a confraternização entre as pessoas, sem que essas fossem "obrigadas" a presentear, e que não raras as vezes o indivíduo talvez nem tenha condições para isso. Por isso, eu acho q a tecnologia e a informação por um lado é muito boa pois facilita o nosso dia-a-dia, mais por outro banaliza gestos que são tão importantes para o nosso convivio enquanto sociedade.